Aula 13: Vida espírita

Espíritos Errantes – Mundos Transitórios

 

Espíritos Errantes

Espíritos errantes são todos os Espíritos que, estando desencarnados, ainda estão sujeitos à reencarnação. Diz-se, então, que eles vivem, ou estão, na erraticidade. Os Espíritos puros que não necessitam mais reencarnar, não são denominados errantes; e, então, eles não estão na erraticidade.

 

Mundos Transitórios

Existem mundos espirituais chamados “transitórios” particularmente destinados aos seres errantes e que lhes servem de habitação temporária, onde descansam durante uma longa erraticidade, servindo-lhes de estações de repouso. Nesses mundos eles progridem, instruem-se e obtêm permissão para passar a outros lugares melhores e chegar mais depressa à perfeição. Em tais mundos, a superficie é estéril transitoriamente (LE, perg. 236-b) e os seres que os habitam de nada precisam (LE, perg.236-a), em relação à natureza material, mas não conservam permanentemente essa condição.

 

Percepções, Sensações e Sofrimentos dos Espíritos

Percepções e Sensações

Percepção é a faculdade que os Espíritos têm de perceber o mundo à sua volta, faculdade essa que nos Espíritos desencarnados é muito mais acurada do que nos encarnados.

 

Percepção Exterior

Com relação à percepção exterior, os Espíritos vêem por si mesmos, não necessitando de luz externa. Aqueles que são bons livraram-se das trevas, que são peculiares apenas aos que passam por grandes expiações. Desfrutam da faculdade de ver, a qual reside em todo seu ser, assim como a luz que se encontra em todas as partes de um corpo luminoso. Trata-se de uma espécie de lucidez que se estende a tudo e para a qual não há trevas; ela abrange o espaço, o tempo e as coisas, e é por isto que a visão do Espírito independe de luz exterior.

 

Percepção do Tempo

Os Espíritos vivem fora do tempo tal como é concebido no plano fisico, pois a medida temporal praticamente deixa de existir para eles; enquanto para os encarnados os séculos são longos, para os desencarnados não passam de instantes que se diluem na eternidade.

 

Conhecimento do Passado e do Futuro

O conhecimento do passado e do futuro é muito relativo para os Espíritos. Quanto mais evoluídos, mais noções têm do passado, e pressentem com maior nitidez o futuro.

 

Sofrimentos dos Espíritos

Os Espíritos conhecem os sofrimentos, porque passaram por eles na existência corpórea, mas quando desencarnados não os experimentam materialmente como sucede com os encarnados. Não sentem a sensação de fadiga, e quando a sentem é tão somente resultado de sua pouca elevação moral. Deste modo, não precisam de descanso corporal, pois não são dotados de órgãos cujas forças devam ser reparadas. O Espírito repousa no sentido de não estar em constante atividade. A espécie de fadiga que os Espíritos podem provar está na razão da sua inferioridade, pois quanto mais se elevam, de menos repouso necessitam (LE, perg. 254).

 

Diferentes Estados da Alma na Erraticidade

Muitos pensam que Espíritos errantes são aqueles que cometeram erros, quando na realidade são os Espíritos que estão em diferentes moradas, embora não estejam nem localizadas, nem circunscritas, independentemente de erros que eventualmente tenham ou não cometido.

Os Benfeitores espirituais ensinam que A casa do Pai é o Universo; as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, e oferecem aos Espíritos desencarnados moradas apropria das ao seu adiantamento (ESE, Cap.III, item 2).

Em “O Céu e o Inferno”, uma das obras básicas da Codificação Espírita, Allan Kardec através da manifestação de Espíritos de várias categorias, propicia o seguinte quadro bastante nítido das alegrias ou das penúrias que os Espíritos experimentam quando na Erraticidade, segundo o modo de vida que tiveram quando encarnados:

  • Espíritos Felizes
  • Espíritos em Condição Intermediária
  • Espíritos Sofredores

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:

 

Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

 

Leave a Comment

três × dois =